Ingredientes
- 1 banana
- 240 g de farinha de aveia
- 1 c. (chá) de fermento em pó
- 1 c. (chá) de baunilha líquida
- 2 c. (sopa) de creme vegetal líquido
- 1 ovo
- 3 dl de leite magro
- 1 fio de mel
- 150 g de mirtilos
- Canela em pó para polvilhar
- Creme vegetal para untar
Instruções de preparação
- Para preparar esta receita de panquecas de aveia com mirtilos, descasque a banana e reduza-a a puré. Deite a farinha para uma tigela, junte o fermento e misture. Abra-lhe depois uma cavidade ao centro, junte a banana, a baunilha, o creme vegetal, o ovo e o leite, em fio, mexendo sempre até ficar uma massa lisa.
- Leve ao lume uma frigideira antiaderente untada com creme vegetal e deixe aquecer. Junte colheradas de massa, separadas umas das outras e deixe cozinhar em lume brando até os bordos da massa ficarem com bolinhas. Vire a panqueca e deixe-a cozinhar do outro lado até ficarem cozidas. Retire-as e repita até terminar a massa. Regue as panquecas com um fio de mel, decore com os mirtilos e sirva polvilhadas com canela em pó.
Instruções de preparação
- Lave as courgettes, retire-lhes as extremidades e, com o auxílio de um descascador de batatas, corte-as em fatias finas, no sentido do comprimento. Escalde-as em água a ferver apenas até amaciarem, retire e escorra.
- Numa tigela, misture o queijo creme, o cebolinho picado finamente e grãos de pimenta rosa moídos no momento. Barre as fatias de courgette com esta mistura, enrole e prenda com palito. Coloque numa travessa e polvilhe com mais um pouco de grãos de pimenta moídos.
- Lave os tomates cereja, corte-os ao meio, misture-os com a rúcula, tempere com o azeite e o vinagre balsâmico e polvilhe com sementes de sésamo. Sirva a acompanhar os rolinhos de courgette.
Ingredientes
- 250 g de queijo camembert
- 3 folhas de massa filo
- 5 metades de miolo de noz
- 3 colheres (sopa) de mel
- 1 raminho de alecrim ou tomilho
- manteiga derretida para pincelar
Instruções de preparação
- Ligue o forno a 180 graus. Disponha uma folha de massa filo sobre a bancada e pincele com manteiga derretida. Coloque outra folha por cima, pincele novamente e cubra com a última folha, pincelando mais uma vez com manteiga.
- Disponha no centro o queijo camembert com a casca e “amarrote” à volta as extremidades da massa.
- Decore a superfície do queijo com as metades de miolo de noz.
- Regue com o mel e adicione o raminho de alecrim ou tomilho, previamente partido em pedacinhos. Leve ao forno durante cerca de 12 minutos ou até a massa ficar bem douradinha e crocante. Retire e sirva, se quiser, com salada de mistura de alfaces.
Ingredientes
- 700 g de pescada
- 200 g de folhas de lasanha
- 2 alhos-franceses grandes
- 8 dl de leite
- 100 g de queijo ralado
- 70 g de farinha
- 40 g de margarina
- Noz-moscada q.b.
- Sal e pimenta q.b.
Instruções de preparação
- Descongele e arranje a pescada, coza-a em água temperada com sal, escorra-a, deixe-a amornar, rejeite-lhe a pele e as espinhas e lasque-a. Coza as folhas de lasanha em água temperada de sal e escorra-as. Arranje e lave os alhos-franceses, corte-os em rodelas, coza-os também em água temperada com sal, escorra e misture com a pescada.
- Derreta a margarina num tacho e junte a farinha, aos poucos e mexendo sempre. Adicione depois o leite, em fio e mexendo até ficar um creme sem grumos. Retire do lume e tempere com noz-moscada, sal e pimenta.
- Num tabuleiro de louça grande ou dois mais pequenos, disponha camadas alternadas de creme, folhas de lasanha e mistura de pescada e alho-francês, sendo que as últimas camadas deve ser de folhas de lasanha e o restante creme. Polvilhe com o queijo ralado e leve ao forno pré-aquecido a 180ºC até que fique douradinho. Sirva com salada de alface.
Ingredientes
- 700 g bacalhau demolhado ultracongelado
- 1 kg batatas
- 3 Ovos
- 2 de cenouras raladas
- 2 cebolas picadas
- 3 dentes de alho picados
- 2 dl natas
- 1 dl leite
- 1 folha de louro
- 4 colheres (sopa) Azeite
- pimenta em grão q.b.
- coentros q.b.
- Noz-moscada q.b.
- ervas aromáticas q.b.
- Sal q.b.
- Pimenta q.b.
Instruções de preparação
- Descongele o bacalhau. Leve ao lume o bacalhau num tacho com água e sal, uma folha de louro, pimenta em grão e um ramo de coentros. Depois de cozido escorra, deixe amornar e rejeite peles e espinhas. Lasque-o e reserve.
- Lave as batatas, corte-as ao meio e leve-as a cozer em água com sal. Depois escorra-as, deixe amornar e retire-lhes a pele. Passe-as pelo passe-vite, junte as natas, o leite e tempere com noz-moscada, sal e pimenta.
- Num tacho aqueça o azeite, junte a cebola e os dentes de alho e deixe refogar até ficar macio. Junte a cenoura e deixe refogar mais um pouco até todos os ingredientes ficarem macios. Retire e junte ao preparado das batatas. Junte o bacalhau, envolva e disponha num tabuleiro.
- Coza os ovos em água com sal durante 12 minutos depois de começar a ferver. Retire, deixe arrefecer e pique-os finamente. Polvilhe por cima do bacalhau os ovos picados e as ervas aromáticas e sirva.
Ingredientes
- 1 kg de lombinho de porco
- 180 g de miolo de noz moído
- 1 dente de alho
- 4 folhas de hortelã
- 2 colheres (sopa) de azeite
- 2 colheres (sopa) de Vinho do Porto
- 2 colheres (sopa) de mostarda antiga
- Sal e pimenta q.b.
Instruções de preparação
- Aqueça o forno a 170 graus. Coloque a carne num prato e barre-a com a mostarda.
- Lave e pique a hortelã e misture-a com o miolo de noz. Cubra a carne com a mistura e pressione com a mão para que fique bem colado, como vê na foto.
- Lave e esmague o dente de alho e leve ao lume numa frigideira com o azeite. Quando estiver quente junte a carne e deixe alourar por baixo. Tempere com sal e pimenta e retire para um tabuleiro. Leve ao forno cerca de 15 minutos e regue com o vinho do Porto. Retire e sirva a gosto.
Ingredientes
- 4 beringelas médias
- 700 g de carne de vaca picada
- 150 g de queijo ralado
- 2 cebolas
- 3 dentes de alho
- 4 colheres (sopa) de polpa de tomate
- 4 colheres (sopa) de azeite
- 1/2 colher (café) de noz-moscada
- 2 ramos alecrim
- 1 folha de louro
- Sal e pimenta q.b.
Instruções de preparação
- Lave e seque as beringelas, corte-as ao meio no sentido do comprimento e faça-lhes uns cortes em ''xadrez'', como vê na foto.
- Coloque-as num tabuleiro de louça ou pirex, regue-as com 2 colheres (sopa) do azeite, disponha os ramos de alecrim por cima, tempere com sal e leve ao forno pré-aquecido a 170ºC durante cerca de 25 minutos.
- Entretanto, descasque e pique os alhos e as cebolas e refogue-os num tacho com o restante azeite. Adicione a carne picada, mexa e deixe cozinhar até ganhar cor. Junte a polpa de tomate, a folha de louro e a noz-moscada e deixe cozinhar, em lume brando, até a ficar apuradinho.
- Recheie as beringelas com a mistura anterior, polvilhe com o queijo ralado e leve novamente ao forno a gratinar durante cerca de 2 ou 3 minutos.
Ingredientes
- 300 g bolachas shortcake
- 150 g doce de frutos vermelhos
- 100 g framboesas frescas
- 1 lata de leite condensado
- 4 dl natas
- 5 folhas de gelatina
- 150 g Manteiga
Instruções de preparação
- Demolhe as folhas de gelatina em água fria. Parta as bolachas para uma picadora e triture bem até ficarem raladas. Reserve. Leve ao lume a manteiga a derreter e junte à bolacha ralada envolvendo bem. Forre bem uma tarteira e reserve.
- Verta as natas para uma tigela e bata em chantilly bem firme. À parte misture 50 g de doce de frutos vermelhos com o leite condensado e envolva nas natas.
- Escorra as folhas de gelatina, leve-as a derreter no micro-ondas ou em banho-maria sem deixar ferver e junte ao preparado anterior, mexendo sempre. Adicione as framboesas, envolva e verta na tarteira. Leve ao frio até solidificar.
- Triture as restantes 100 g de frutos vermelhos, verta por cima da tarte e sirva com decoração a gosto.
Ingredientes
PARA A BASE
- 260 g de farinha sem fermento
- 170 g de manteiga amolecida
- 150 g de açúcar em pó
- 1 ovo
- 8 colheres (sopa) de miolo de amêndoa ralado
- 1/4 colher (chá) de sal
- Farinha para polvilhar
PARA O RECHEIO
- 530 g de açúcar
- 115 g de manteiga fria em cubos
- 375 ml de sumo de limão
- 250 ml de natas
- 8 gemas
- 6 Ovos
- 1 limão
- 3 colheres (sopa) de raspa de limão
Instruções de preparação
- Comece por preparar a base: misture a farinha com a amêndoa e o sal. Bata a manteiga com o açúcar até obter uma mistura lisa e fofa. Junte o ovo e bata muito bem, enquanto acrescenta aos poucos a mistura da farinha. Retire, envolva em película aderente e leve ao frigorífico por cerca de 1 hora.
- Pré-aqueça o forno a 160ºC. Estenda a massa sobre uma superfície enfarinhada e forme um círculo com cerca de 38 cm de diâmetro e 0,5 cm de espessura. Forre uma forma de fundo amovível, pique o fundo com um garfo, cubra com papel vegetal, encha com feijão seco e leve ao forno por cerca de 1 hora. Retire e deixe arrefecer.
- Prepare o recheio: corte o limão em rodelas finas, coloque-as num tacho com água, leve ao lume e deixe ferver. Retire as rodelas, reserve e deixe arrefecer. Coloque metade do açúcar e 125 ml de água noutro tacho e leve a ferver até o açúcar ficar dissolvido. Junte as rodelas de limão e deixe cozinhar, em lume brando, até o limão ficar translúcido e suave (cerca de 10 minutos). Retire do lume e deixe arrefecer.
- Num tacho, misture muito bem o restante açúcar com a raspa de limão, as ge-mas e os ovos. Adicione o sumo de limão e leve a lume brando, mexendo sempre até engrossar. Retire do lume e misture os cubos da manteiga, um a um, até ficar bem incorporada. Passe por um passador, coloque numa tigela, cubra com película aderente e leve ao frigorífico até ficar frio.
- Bata firmemente as natas e incorpore-as no creme anterior. Deite este creme na forma e leve ao frigorífico por cerca de 1 hora. Decore com as rodelas de limão caramelizadas e leve ao frio por mais 1 hora. Sirva de seguida.
Ingredientes
- 1 lata de leite condensado
- 4 colheres (sopa) de gelatina de morango
- 50 g de coco ralado
- Óleo para untar
- Açúcar para passar
Instruções de preparação
- Deite o leite condensado para um tacho, junte a gelatina de morango e o coco ralado e leve ao lume, mexendo sempre, até ficar tipo uma pasta lisa que se descola do tacho.
- Retire do tacho, deite para um prato untado com óleo e deixe arrefecer. Depois molde pequenas bolinhas, untando as mãos com um pouco de óleo se necessário.
- Passe as bolinhas por açúcar, coloque-as em caixinhas de papel e sirva-as.
Sem comentários:
Enviar um comentário